8 de junho de 2014

MEME: Internet Old School


Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots. Um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Ah, a internet de antigamente...

Eu sei que deveria falar somente da época da internet e que cada pessoa tem um jeito de contar como chegou na era de ouro da conexão discada, mas eu não consigo lembrar dessa época sem lembrar o que passei até chegar à era da internet, portanto, conheçam a minha época "Computador Old School".

MS-DOS
O primeiro computador da minha família só tinha MS-DOS (meados de 1993). Provavelmente, você, garotinho(a) do IPad não faz ideia do que é um DOS, mas eu me diverti muito com os disquetões bolachas e os jogos que rodavam a base de códigos do MS-DOS. Joguei muito Robocop daquela época (não achei nenhuma imagem T_T) e o Digger, clássico dos clássicos de 1983.


Machintosh 
Nosso segundo PC era um MAC Performa Powerpc 6300 (1997/1998) lindo que rodava uns jogos mais legais. Nosso tio recebeu o MAC como forma de pagamento e deu para o meu pai, que levou pra casa todo feliz.
Quem lembra dos jogos "Power Pete" e "Lode Runner" do MAC, lembra de tudo! Então, veio o lindo "Prince Of Persia" em dois CD's: Um para MAC e um para Windows. Pra mim, aqueles gráficos eram os mais perfeitos que existiam, mas não eram!! Adorava mudar o papel de parede, os sons de notificações e os protetores de tela.
Até aqui, internet era um sonho muito distante.



Windows 3.1 e Windows 95
Vejo o povo falando do Windows 98 como se fosse a coisa mais antiga do mundo, mas SIM, eu usei o Windows 3.1 e usava o Bloco de Notas pra escrever minhas historinhas. Foi o meu Primeiro PC só meu, mas não durou muito, já que meu irmão desmontou o meu pra deixar o dele mais forte e colocar o Windows 95. AEWWW!! 
O computador tinha 300MB de Disco Rígido e 150MB ia só no Windows. Meu pai vivia controlando quem usava os megas do PC e comprava aquelas revistas com jogos que não precisavam instalar, aqueles que rodavam direto do CD. 
Nessa época, joguei muito Marshmallow DuelRock n'Rool Racing, Tomb Raider, Constructor, Sim City 2000, Another World, Dangerous Dave, Sokoban, Sky Free e DOOM. A maioria deles eram todos DEMO.

Internet
A partir do Windows 95, a internet discada surgiu na nossa vida. Lembro de esperar ansiosamente por sábado e domingo para poder usar! É claro que precisava instalar o CD do UOL online e precisava pedir pelo telefone, ai vinha um motoboy entregar o CD com a revista pra você instalar e ser feliz. Usei muito o Chat da UOL e sempre entrava na sala de evangélicos com o nick de DEMO ou CAPETA. Eu sei, vou pro inferno, eu sei...
Aqui era a época do DOOM II, que não era tão bom quanto o primeiro e Duken Nuken 3D.


Ah, o som da internet discada... Se você não se lembra, é só dar play ai embaixo e se deliciar com esse momento.


Internet "Banda Larga"
Quando eu tinhas uns 14 para 15 anos, surgiu a internet mais ou menos como conhecemos hoje, mas precisava de provador, lembram? Você assinava o Speedy e ainda pagava o provedor do Terra. Acho que a net era de 500kbps e pra mim era a coisa mais linda do mundo. Foi aqui que fiz meu primeiro blog e se chamava "borore". Era pelo Weblogger que era o único gratuito naquela época, mas uns anos depois, ele acabou saindo do ar, levando todos os meus posts com ele e virou o Blogger
Se meu blog voltou? Claro que não, perdi tudo o que eu tinha escrito com tanto carinho. Sofro até hoje com essa lembrança.

MSN 
Lá pelas idas de 2003, meu melhor amigo me enchia o saco pra instalar o MSN para conversarmos além do telefone, mas eu era contra, achava bobo e inútil, até instalar. Depois que instalei a primeira vez, nunca mais vivi sem. Não cheguei a usar o tal do ICQ, mas o MSN fez parte da minha vida por um bom tempo, na verdade, tenho até hoje e muito se engana quem acha que o programa saiu do ar.

Meu Primeiro Desk
Até 2006 nosso computador era coletivo. Ficava na sala e dividíamos por tempo, até que eu tive uma crise de "NÃO ACREDITO QUE DEU PAU DE NOVO E EU PERDI TUDO O QUE EU TINHA!!".  Eu tinha muitos textos e histórias no PC e quando perdi tudo pela 3ª vez naquele semestre, quase enlouqueci. Nesse ano, meu irmão montou um PC só pra mim e eu passei a ter um Desktop no meu quarto, acho que rodava o Windows XP, horrível! Mas, foi época linda e, também, muito trágica.

Lembro com muito carinho da época sem internet e os jogos daquele tempo. Esse MEME me trouxe ótimas lembranças e adorei fazer esse post. Apesar dos jogos violentos como Doom e Duken Nuken, eu não sou uma pessoa pouco violenta, ok?


PS: Esse post pode conter erros na contagem de anos em dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comente com: ou

4 comentários:

  1. Seu post ficou MUITO bom! Me trouxe milhares de lembranças que eu tinha esquecido <3 To louca pra fazer o meu!
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Fico Tão feliz que gostou do post! Adorava aquela época <3
      Vou ficar de olho pra ver o seu post!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Gente... eu ajoelhava na frente do computador para a internet discada funcionar! E eu também usei o weblogger. Aliás, foi o fim dele que me fez voltar a blogar, começando tudo de novo no blogger. O primeiro computador que tivemos aqui em casa foi de 1999, e agora me deu saudade dele :(
    Beijo!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorava o Webloogger, era rápido e fácil de usar, pena que ele sumiu e levou tudo =(
      Até que dá saudades do PC daquela época, mas não saudades da net discada, dessa não sinto falta alguma! ahuahu

      Beijos!

      Excluir

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo