12 de julho de 2014

O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard

Autor(a): A.G. Howard | Gênero: Ficção/Fantasia | Ano: 2014 | Páginas: 368 | Editora: Novo Conceito

Demorei muito mais do que previa para terminar de ler esse livro. Não gosto de adaptações de histórias antigas, já que as que eu li de Branca de Neve não eram muito boas e, pra ser sincera, não gosto de Alice no País das Maravilhas. Nunca gostei, não tenho um motivo especial, mas não é uma história que me envolva ou que eu veja algo de Maravilhoso nela ou, talvez, só porque todo mundo venera e acha fantástica.

Resolvi ler "O Lado Mais Sombrio" só porque a capa é linda e me chamou muita atenção. Não gosto muito de histórias fantásticas e "Alice no País das Maravilhas" é o que menos gosto dos clássicos da literatura.

O livro conta a história de Alyssa, tataraneta de Alice Lidell (sim, a Alice original) e esse fato a faz sofrer uma espécie de bulliyng na escola. Além disso, Alyssa ouve insetos e plantas, eles falam com ela mesmo que ela não queira e, para calá-los, Alice os captura e faz quadros e maquetes com eles. Alyssa é apaixonada por Jeb, seu melhor amigo desde sempre, que parece vê-la apenas como uma irmã e, como se tudo isso não bastasse, sua mãe, Alison, está internada em um sanatório, completamente louca e ela tem que conviver com essa maldição que assola todas as descendentes de Alice.

"As tranças platinadas de Alison pendem sobre o encosto da cadeira, quase tocando o chão. A franja está enfiada em uma faixa preta na cabeça. Vestida com uma espécie de camisola azul e coberta pelo peitilho longo de um avental para manter suas roupas limpas, ela se parece mais com a Alice no chá do Chapeleiro Maluco do que qualquer ilustração que eu já vi."

De alguma forma, Alyssa acredita que as coisas que a mãe e os insetos dizem a ela tem alguma ligação com aquela loucura toda que assombra a linhagem Liddell e esse lado sombrio e cheio de segredos vai levá-la ao Pais das Maravilhas para tentar consertar os erros cometidos por Alice e, assim, quebrar a maldição que as leva a uma vida de loucura, salvando a si mesma e a própria mãe.

Não quero contar muito sobre o livro, porque ele é feito de pequenos segredos sobre a família Liddell, Alice e sua linhagem, mas quando Alyssa descobre que o Pais das Maravilhas não está tão longe quanto ela imaginava, mas sim há poucos centímetros de si, a história muda completamente e somos levados até o reino mágico do Pais das Maravilhas com todos os seus personagens caricatos que são apresentados de uma maneira completamente diferente do que estamos acostumados a ver ou ler, tanto física como psicologicamente.

Imersa no País das Maravilhas, além das missões impossíveis que lhe são designadas, Alyssa conhece o sedutor Morfeu, que a deixa dividida entre o amor que sente por Jeb e a sedução que Morfeu exerce sobre ela.

"Ele puxa o meu punho, levantando-me até eu ficar na ponta dos pés e meu nariz tocar a borda inferior de sua máscara. Ele está tão próximo que quase consigo sentir seus lábios com sabor de alcaçuz."

É um livro sobre lealdade, família, amizade e, acima de tudo, amor. A autora tem uma boa narrativa com muitos detalhes, mas quando Alyssa entra no Pais das Maravilhas, a narrativa parece mudar e o livro fica um pouco mais lento e muito mais cheio de detalhes do que eu gosto. Mesmo assim, a autora narra o País das Maravilhas de um jeito sombrio e muito instigante.

"Estou em um jardim coberto, escuro e bolorento. À minha esquerda, vislumbro um punhado de itens brilhantes — de braceletes e colares a joias desmembradas — e uma pilha de ossos junto a vários rolos do tamanho de pneus de bicicleta cheios de fios dourados e tremeluzentes."

"O Lado Mais Sombrio" é um bom livro sobre o Pais das Maravilhas e, ao mesmo tempo, me decepcionou em algumas partes, talvez por eu não gostar desse tipo de história e por ter detalhes desnecessários sobre roupas, mas o final era tudo aquilo que eu esperava. Vou esperar pelo próximo livro (Sim, é uma série) e ver do que A. G. Howard ainda é capaz.

Clique AQUI para baixar um trecho do livro disponibilizado pela Editora Novo Conceito.



Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo