28 de julho de 2014

Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler

Autor(a): Daniel Handler | Gênero: Romance | Ano: 2012 | Páginas: 368 | Editora: Seguinte (Cia. Das Letras)

Sinopse: Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou.

A história gira em torno de uma carta ENORME escrita por uma garota que teve seu coração partido e nessa carta, Min Green narra os motivos pelos quais seu relacionamento com Ed Slaterton acabou e, ao mesmo tempo, nos deixa claro os motivos pelos quais esse relacionamento começou. Durante toda a carta, Min parece completamente apaixonada por Ed e mesmo descrevendo os motivos que a fazem odiar o garoto, temos a impressão de que ela ainda é apaixonada por ele.

Quando iniciei a leitura de "Por Isso A Gente Acabou", achava que Min (Minerva) era uma garota de vinte e poucos anos, com um relacionamento longo com Ed e, por isso, sua carta descrevendo o motivo da devolução de cada coisinha significativa do relacionamento deles era tão longa, mas infelizmente, Min é uma adolescente e a longa carta descreve os intensos e intermináveis 28 dias (aproximadamente) de relacionamento que ela tivera com Ed.

É impossível sentir qualquer espécie de empatia por Ed. Durante todo o livro você sabe que ele magoou demais os sentimentos de Min e, por isso, você não consegue achar que ele é alguém bom, apesar de ser um adolescente como qualquer outro, ele tem tanta culpa quando Min, que acreditou em promessas vazias e como qualquer adolescente apaixonada, deixou-se levar pelos sentimentos que mantinha por Ed e foi cegada por eles.

Em várias partes do livro, torci para que eles ficassem juntos e, até achei que ficariam juntos mesmo, mas não ficam, sabemos disso assim que lemos o título. É uma história bonita, romântica e boba como qualquer relacionamento adolescente e isso nos prende até o fim do livro e as ilustrações de Maira Kalman são uma obra a parte, fazem do livro uma aventura ainda melhor do que a escrita leve e fluida de Daniel Handler.

Num mundo cheio de romances apimentados e literaturas eróticas, "Por Isso A Gente Acabou" trás uma história gostada de ler sobre um relacionamento nos moldes normais que não tem nada para dar certo, mas foi eterno enquanto durou, mesmo que Min, que já sabia que aquele relacionamento não teria futuro e tinha consciência de cada erro que estavam cometendo, tenha ido em frente e saído ferida e enganada de tudo isso.

É uma leitura interessante, leve e divertida. É uma maneira diferente de nos contar uma história que, no fundo, todos nós já passamos, afinal, quem nunca teve um coração partido?



Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo