25 de fevereiro de 2015

Uma Casa no Meio do Caminho - Barry Martin & Philip Lerman














Autor(a): Barry Martin & Philip Lerman | Gênero: Não-Ficção | Ano: 2015 | Páginas: 240 | Editora: Sextante


Sinopse: "Uma casa no meio do caminho - Um enorme shopping estava prestes a ser construído na cidade americana de Seattle, mas no meio do terreno havia a casinha de Edith Wilson Macefield, uma velhinha durona que estava decidida a não arredar pé dali. Quando o responsável pela obra, Barry Martin, foi conversar com ela, todos acreditaram que iria convencê-la a mudar de ideia. Mas estavam redondamente enganados.Nesta emocionante e singela história real — que serviu de inspiração para uma campanha de divulgação do filme Up: Altas aventuras —, Barry conta como nasceu a inusitada amizade entre ele e Edith, e as lições de vida que aprendeu com ela."

"Uma casa no meio do caminho" conta a história da sra. Edith que, com 85 anos, se recusa a sair de sua casinha para dar lugar a um enorme shopping. Muitos acham que Edith está liderando algum movimento contra a urbanização do bairro, mas a verdade sobre tudo é que Edith não quer sair de onde está, não quer deixar sua casa por não ter, exatamente, outro lugar para ir. Edith pertence à sua casa e sua casa pertence a ela.
Uma sequência de eventos muito curiosa me trouxe para dentro desta casinha.
Estava ansiosíssima para ler esse livro. Não via a hora de ler o livro que fez parte da campanha de divulgação de "Up: Altas aventuras". Quem assistiu UP e não se emocionou? Talvez, por esses motivos, eu esperava mais do livro. Esperava mais animação, mais leveza e um pouco mais de diversão durante o livro que foi bem difícil para terminar de ler.

Um dos autores do livro, Barry Martin, foi superintendente encarregado do projeto de construção de um novo shopping que fica em volta da casa de Edith e eles se conhecem durante uma visita casual de apresentação de Martin para a senhora que vai enfrentar meses de obras e poeira durante a construção do shopping, mas desse pequeno encontro, nasce uma grande amizade. Edith tem muito para contar e Martin se dedica a ouvir cada história dela com atenção sem saber se são verdades ou apenas devaneios de uma senhora idosa e a cada história, a amizade deles cresce e Martin se torna o maior companheiro de Edith, sendo seu motorista, cozinheiro, mordomo, cuidador e, acima de tudo, amigo.
Depois de passar alguns sábados inteiros na cada de Edith, comece a questionar se eu não havia criado um monstro.
Engraçado como acabei me identificando com o Martin. Ele é um adulto normal, não um adulto totalmente seguro de si que sabe o que está fazendo como a maioria dos personagens dos livros de hoje. Ele tem medos, às vezes, se sente uma criança insegura e isso nos aproxima cada vez mais dele.

Martin e Edith acabam com uma amizade enorme, maior do que muitos filhos e mães por ai, mas quando Edith recebe a notícia de que está doente, Martin fica devastado e, a partir dai, ele e Edith ficam ainda mais ligados. Martin não tem muito a oferecer a Edith além de sua mais verdadeira amizade e companhia e nós acompanhamos os dois através das dificuldades da idade e da vida.
Quem diria? Aquela velhinha maluca ficava desenhando seus ídolos daquele tempo. eles eram muito reais para ela.
"Uma casa no meio do caminho" é um livro denso, difícil de ler e com pouquíssimos diálogos, mas com muitas histórias de amor, amizade e companheirismo.


Comente com: ou

20 comentários:

  1. Amiga eu li a sua resenha e realmente me pareceu bastante com o filme UP ALTAS AVENTURAS que na verdade não me canso de ver quando passa, pois eu acho a coisa mais linda desse mundo, mas o que me desanimou é que você disse que o livro por vezes é meio parado isso? Eu já não curto muito, porque normalmente fico bastante sonolenta. Mas mesmo assim gostei da história do livro. Até fiquei curiosa para conferir. Eu nem conhecia pra te falar a verdade. Achei muito fofa a história e deve ser linda apesar dos contras que tem ai. Mas enfim...Parabéns. Adorei tudo que você escreveu sobre o livro, até porque tbm fiquei pensando no filme enquanto lia =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-um-milagre-chamado-grace.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Também amo UP, é tão fofo e lindo! O livro é muito cheio de descrições de tudo e isso me cansa um pouco. Mas, talvez você goste do livro, é uma história bem bonita!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!

    Não conhecia o livro, e realmente lembra muito UP! Me emocionei muito com o filme, e imagino que o livro traga muito disso também! Não curti muito saber que é um livro difícil de ler, normalmente livros assim me tomam mais tempo, mas acho vale a pena ler do mesmo jeito, então já coloquei nos desejados! rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!!
      É, o livro me tomou uns cinco dias e não chega a ter 300 páginas, ele é bem lentinho. Quero saber o que achou do livro depois, hein!?
      Beijos!

      Excluir
  3. Não conhecia o livro e pra ser sincera ainda nem assisti ao filme, mas ambos parecem ser muito lindos e emocionantes.
    Gostaria de conhecer os dois.
    Embora o livro seja difícil de ler deve ser muito bom.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby!!
      Ahhhhh! Veja o filme, é muito gostosinho de assistir!
      Beijos!

      Excluir
  4. Já conhecia a história pela internet, e nunca tinha pensado em ler o livro. Adoro o filme Up! É lindo e emocionante. Acho que você ficou tão empolgada com o filme que esqueceu que a vida real não é tão emocionante kkkkkkkkkkkkkk Acho que conhecer a história de alguém nessas condições deve ser muito interessante. Talvez eu goste da leitura. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!
      Então, apesar do livro ter servido de inspiração para o filme, ele são completamente diferentes, eu tinha uma noção disso, mas não achei que era tão... Chatinho ahuahuahu
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Lu!
    Concordo com você. Quem nunca assistiu UP e não se emocionou? Haha!
    A premissa do livro me pareceu bastante com um episódio de um desenho animado que eu já vi, que acontecia justamente isso de terem que construir um shopping em um lugar e ter uma casa que atrapalhasse tudo, haha!
    Bom, o livro me encantou bastante. Mas ao saber que é bem denso e com poucos diálogos, eu acabei já ficando meio desanimado com o livro.
    Mas ainda sim pretendo ler um dia.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gu!
      O livro é meio lento, a leitura é demorada, mas ele não é de todo o ruim não. Só que se você já viu UP, vai se decepcionar um pouco, igual eu hahaha
      Beijos

      Excluir
  6. Quando comecei a ler a sinopse, antes mesmo de ser mencionado o filme já me veio na cabeça, como não amar Up!
    De início fiquei super entusiasmada para ler o livro, mais quando vc disse que o livro é denso e foi dificil de ler, me bateu o desanimo total :(
    Quem sabe um dia eu não leia neh!

    Beijos
    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Ele é demorado, levei uns cinco dias pra terminar e não é um livro longo. Queria que fosse mais dinâmico, só um pouquinho e já estaria bom!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Lu!
    Como você, eu imaginei que esse livro fosse bem mais leve e divertido, por causa de UP! e estava até com vontade de ler. Mas como você disse que é um livro denso eu meio que desanimei um pouco, já que ando numa ressaca literária danada, estou dando preferência para os livrinhos mais simples, kkkk.
    Adorei sua resenha!

    B-jussss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Então, eu fiquei meio blergh depois desse livro. Foram vários dias preza nele e eu não via a hjora de terminar. Queria mais diversão, só um pouquinho!!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi oi Lu, tudo bem?

    Que história fofaaa!
    Eu amo demais Up: Altas aventuras... Como não gostar deste filme?
    Quero ler este livro *-* Quer me dar de presente? kkk


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jé!!
      Olha, se eu tivesse o livro físico te mandava, mas comprei o E-book, serve?!
      auuhuhahuahua Beijos

      Excluir
  9. Oi Lu, eu não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa dele, achei bem diferente. Normalmente eu gosto de livros que tenha amizade, amor, companheirismo. Quem sabe se eu ler, eu gostei da leitura :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketrin!!
      Tomara que você goste, depois quero saber sua opinião sobre ele. Vai que você vê algo a mais do que eu no livro, neh?!
      Beijos!

      Excluir
  10. Livros de não-ficção geralmente são mais densos. Também fiquei empolgada e queria muito ler, mas não sei se é o meu momento para isso.
    Mesmo assim, ele está na minha lista :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica.
      Pois é, quando comecei a ler, já tinha isso em mente, mas o livro foi ainda pior do que eu pensava, muito demorado.
      Beijos

      Excluir

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo