22 de março de 2015

7 Dicas Para Quem Está Começando um Blog

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots. Um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

 1 - URL/HTML/Layout
A escolha da URL é muito importante. Já vi blogs ótimos com nomes legais, mas uma URL confusa que eu nunca mais lembrei e, por isso, nunca mais voltei no blog. Tenha um nome bacana e uma URL parecida para que o visitante lembre-se facilmente dela.
O Layout é muito importante. Várias vezes visitei blogs com mil parceiros, mil posts e colunistas, mas com um Lay tão ruim que me fez sair do blog sem ler nenhum conteúdo. Evite coisas rosas demais, pretos demais, gifs ou propagandas em excesso, tudo em excesso é cansativo. Tenha seu blog como um cantinho seu, seu blog é sua identidade.



2 - Propriedade no assunto
Escreva sobre o que você gosta!
Não adianta ter um blog sobre maquiagem só para ganhar brindes de graça! Você tem que GOSTAR de maquiagem, estudar sobre o assunto. O mesmo vale para livros se você não gosta de ler. Escreva sobre o que gosta, outras pessoas também gostam do mesmo que você, acredite!



3 - Escreva o Necessário
Estudos comprovam que os leitores não leem mais de três parágrafos, então seja breve e vá direto ao assunto. Um parágrafo com uma boa introdução, o leitor fica preso e vai terminar seu post se ele for direto e trouxer as informações necessárias em poucos parágrafos. 
PS: Às vezes, eu não faço isso, mas eu tento, juro!!



4 - Atualize com Frequência
Não adianta seu blog ser lindo, você falar com propriedade, ter imagens lindas, mas ficar uma semana sem atualizar. Já visitei blogs ótimos que tinham post apenas uma vez por semana. Eu sei que todo mundo tem uma vida fora da internet, mas tente estabelecer uma meta. Quantas vezes por semana você quer postar?!



5 - Padronize os Posts
Tem coisa mais linda que imagens iguaizinhas nos posts? Não tem! É um alimento para os olhos quando as imagens cabem no post, estão editadas e certinhas. Leva tempo e dá trabalho, eu sei, mas é muito gostoso ver que o blogueiro perdeu tempo para que você, leitor, tivesse uma ótima experiencia no blog dele.




6 - Atenção ao Português
Quantos blogs a gente visita e encontra "Seje", "Fação" e mais erros de português simples?!
Não custa perder dez minutinhos revisando o seu texto, ou escrever no Word que sempre nos avisa quando uma palavra não está certa. Como a maior parte dos blogs são escritos, ter cuidado com o português é uma das regras mais importantes para qualquer blogueiro!



7 - Seja legal com os seguidores e Comente
Sempre responda os comentários no seu blog e seja legal.
Mesmo que a pessoa tenha comentado "Legal seu Lay, boa resenha.", não custa agradecer pela visita, não é?!
E se você quer comentários, comece comentando. Visite blogs que gosta, leia o post e comente algo relevante, você será retribuído na maior parte do tempo e, se não for, pelo menos leu alguma coisa interessante. Ser bogueiro também é interagir.
Ah, não esqueça de participar de grupos de blogs no Facebook para divulgar o seu blog e visitar blogs que te interessem.



Essas foram as minhas dicas para quem está começando. Não sou a rainha do assunto, mas já passei por muita coisa no mundo dos blogs e espero que as dicas ajudem vocês como me ajudou também.

Quer saber mais sobre dicas para blogs, o Mestre dos Blogs tras 14 dicas muito legais para quem quer começar.


Comente com: ou

21 comentários:

  1. Amiga primeiramente quero te dar os parabéns por essa sua iniciativa de ter feito essa postagem para pessoas que querem começar um blog, porque isso é sem dúvida muito legal da sua parte. Eu sinceramente já tive outros blogs antes do I LOVE MY BOOKS, mas eram pessoais e também fazia aqueles templates antigos de duas colunas sabe? Velho mesmo hehehehe....Então depois de um tempo, depois que me formei na faculdade que resolvi fazer um outro blog e no caso foi o I LOVE MY BOOKS, porque já lia bastante, mas nunca tinha tido um blog literário. Achei tão interessante que acabei optando em começar a fazer um literário para mim tbm e acabou dando super certo.

    Adorei suas dicas e espero que ajude muita gente =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/louca-para-ler-3-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga assim que puder passa lá no meu cantinho que já tem uma
      resenha nova =] - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

      Excluir
  2. Adorei as dicas, mesmo eu já tendo passado dessa fase inicial, é sempre bom dar uma reciclada e aprender mais sobre blog, pois as vezes a gente acaba errando em alguma coisa ou esquecendo algo que era importante. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas Lu, eu não comecei um blog, fui ajudar uma amiga e acabei me apaixonando, confesso que não tinha pensado em muitas dicas que você deu, adorei.

    Beijos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Já faz um tempo que tenho o meu blog e cada vez mais tento aperfeiçoa-lo é sempre bom ver os leitores gostando do que a gente escreve. Mesmo eu já conhecendo algumas dessas dicas, é sempre válido, rever. Acabei de conhecer o seu blog e já to te acompanhando.
    Abraços :)

    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Adorei o post, e certamente irei indicar para alguns amigos que querem começar um blog.
    Seu blog é um dos que mais gosto e acompanho, e tenho a dizer que você consegue cumprir todas essas etapas com perfeição.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lu, são dicas muito boas que você deu.
    Até hoje sofro com a história do layout, espero que ele fique como eu quero um dia, mas por enquanto não tá ainda.
    Acho esse tipo de post ótimo pra quem tá começando na blogosfera.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, acho que você conseguiu abranger todos os pontos básicos para ter um blog legal e que dê vontade de ler e visitar. Padronizar os posts é algo que nem sempre vemos nessas dicas de como ter um blog, achei interessante vc apontar esse tópico. Mil beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Oii Lu!
    Adorei as dicas, vou dar uma olhada agora mesmo no meu blog e ver o que eu posso mudar, KKK. É ótimo ler posts assim para quem está começando, te dá novas ideias, as dicas são ótimas e você sempre fica com aquela coisa depois: eu consegui fazer tudo de um jeito bom e legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!

    Apesar de ser o básico, muita gente não faz nem isso nos seus blogs. Eu mesma, às vezes fico uma semana sem postar :-(

    É muito difícil ter uma regularidade com a vida corrida que eu levo, mas concordo com você, sei que perco muito em não atualizar com mais frequência.

    Dicas ótimas!

    B-jussss!

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Eu tinha muitas dúvidas quando comecei, lá em 2004, mas apesar de ter aprendido muito, ainda tenho dúvidas sobre outras coisas hahah Que bom que nossos blogs deram certo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Pois é, eu vivo esquecendo alguma coisa, mas adoro receber dicas de quem foi e já ta voltando!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Que bom que gostou, Tati!! E ainda nem teve trabalho com todas essas coisas, foi lá e entrou na parte boa, mas não menos trabalhosa, neh? beijos

    ResponderExcluir
  13. Tem muita gente que já passou dessa fase, mas até hoje ainda tenho umas duvidas no HTML e fico por ai fuçando ahhaha
    Obrigada pela visita, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Gu!!
    Indica Sim, Gu... e se alguém quiser umas dicas de HTML me fale que eu tenho uns blogs lindos pra aprender a mexer no lay!!
    Beijos e obrigada pelo elogio, fico tão feliz <3

    ResponderExcluir
  15. Oi Deby!!
    Se você quiser, eu tenho uns blogs que falam e dão dicas ótimas pra ajeitar o Lay, me fala depois se quiser!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Agata!!
    Que bom que gostou do post!! Eu adoro as coisas arrumadinhas, por isso coloquei essa dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Vou la sim, pode deixar!

    ResponderExcluir
  18. Exatamente!!
    Esse lay do meu blog eu fiz sozinha e tenho o maior orgulho do mundo dele!! <3
    Se você quiser mais dicas, me fala que eu te passo uns blogs legais de HTML!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina!
    Nem me fale, as vezes preparo tudo no final de semana porque senão fico muito tempo sem postar. Uma vez larguei o blog por três meses... Triste!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi oi Lu
    Essas dicas são fundamentais!


    Quando eu fui começar com o meu blog eu não sabia ao certo qual nome seria e coloquei o que me veio na mente e agora não tem mais volta :/ tem sim, mas é uma longa história (wordpress e seus limites)...
    Um detalhe pessoal meu, eu sempre deixo postagens agendadas, pois sempre tem um emprevisto e muita coisa para fazer ou faço o rascunho da postagem e depois vou lapidando...
    Organização também é o primordial se a pessoa não tem organização com ela mesma com o blog e a responsabilidade que se cria, em pouco tempo ela não vai aguentar.


    Mas ter um blog é ser livre!!!


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo