20 de março de 2015

Adormecida - Anna Sheehan



Autor(a): Anna Sheehan | Gênero: Jovem Adulto | Ano: 2012 | Páginas: 272| Editora: Lua de Papel

Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.
Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios.
Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.


Rose é despertada de repente e descobre que dormiu por sessenta e dois anos. Seus pais estão mortos, o amor da sua vida, provavelmente, também, a vida como ela conhecia não existe mais e ela é herdeira de um império gigantesco, chamado UniCorp. Ela ainda tem dezesseis anos, mas oficialmente ela teria quase oitenta.

Rose recebe pais adotivos, um quarto parecidíssimo com o que ela tinha há sessenta anos e uma vida nova na escola. Para ajudá-la existe Bren, o garoto que a despertou "sem querer". Ele a ajuda na escola e passa a ser seu amigo, uma pessoa em quem ela pode confiar. Bren a apresenta a seus amigos, inclusive a Otto, um garoto geneticamente modificado a partir de DNA alienígena. Otto não fala, mas pode entrar na mente das pessoas e conversar com elas por lá, mas estranhamente, ele não quer mais falar com a mente de Rose, segundo ele, ela tem grandes buracos em que ele se perderia facilmente.
"Mantive a cabeça baixa, recusando-me a olhar nos olhos de qualquer pessoa que estivesse me encarando. Quaisquer esperanças que eu tinha de me enturmar, foram esmagadas pela portura arrogante de Guillory."
Durante uma das aulas de história em sua nova escola, Rose vai descobrindo o que aconteceu enquanto ela estava em estase, nos chamados Tempos Sombrios. Superpopulação, doenças como tuberculose, vulcões que entraram em atividade todos juntos, surtos de HIV e peste bubônica. Bren a ajuda a entender melhor os Tempos Sombrios, lhe conta maiores detalhes. Bren se torna um verdadeiro amigo pra Rose, mesmo que ela não saiba se o ama ou não e ainda tem Otto que torna tudo ainda mais confuso.
"A ideia de Bren carregando meu corpo inconsciente para fora do porão era ao mesmo tempo embaraçosa e atraente. Um príncipe encantando de verdade."
Durante os capítulos, descobre-se o quanto Rose passava em estase. Qualquer sentimento ruim ou se ela não estava se sentindo bem, era motivo para entrar em estase e essas sonecas longas a fizeram perder muitas coisas boas, como todos os aniversários de Xavier, seu melhor amigo, amor, companheiro e isso é tão triste que me dava vontade de chorar todas as vezes em que ela começa a relembrar seus momentos com Xavier.
"Olhei admirada para o tornado de cabelos loiros e sardas que, antes de entrar em estase, não passava de uma criancinha aprendendo a falar, com quem eu brincava."
Rose tem encontros frequentes com a psicóloga Dra. Bija, que a ajuda entender o que está se passando desde que a garota saiu do estase. Nessas conversas, você vai descobrindo mais sobre Rose, sobre como ela era uma pessoa que se anulava para ser perfeita, uma garota que não tinha vontade própria, alguém que só obedecia sem perguntar porque e, conforme os capítulos vão passando, Rose se torna um personagem próprio, com vontades próprias, alguém que sabe o que realmente quer. É uma evolução muito bem feita.

A narrativa é leve e os furos na história e na mente de Rose o fazem querer ler mais, saber mais, descobrir o que aconteceu a seus pais, Xavier, sua vida passada e, aos poucos, você acaba descobrindo que Rose é um pouco viciada em se colocar em estase. Toda a vez que ela não quer enfrentar algo, não quer sofrer ou quer que o tempo passe logo, ela se colocava e coloca em estase, uma maneira de evitar a vida e seus sentimentos.

O final é lindo, é tão tocante e triste e ao mesmo tempo tão bonito. O livro todo se explica aos poucos, você descobre junto com Rose o que ela perdeu, os novos sentimentos que ganhou e as novidades desse novo mundo em que ela vive, acompanhando sua evolução como pessoa que descobre que tudo bem ter opinião própria e não ser perfeita.
"Irmão. Melhor amigo. Avô. O que importava? Ele era o meu Xavier."
Eu esperava outra coisa completamente diferente do livro, mas no final, fiquei surpresa com o quanto gostei dele, com o quanto ele me fez pensar que viver, sentir dor, tanto física quanto emocional, e amar aqueles que estão perto de nós é a coisa mais importante a se fazer, mais importante de tudo!


Comente com: ou

30 comentários:

  1. Olha até hoje eu fiquei com receio de comprar esse livro, mas eu acho que colocarei ele na minha lista de desejados, até porque gostei da maneira como você desenvolveu a resenha e também a história me chamou bastante atenção. Até eu fiquei curiosa por conta da personagem e esses acontecimentos malucos que ela passa. Espero gostar da história tanto como você amiga, porque eu sinceramente amei tudo que você disse sobre o livro. E é tão bom quando um livro nos surpreende né? Eu gosto disso. Pode ter certeza que sua dica está anotada!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-paredes-vivas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!!
      Adoro quando um livro não é nada daquilo que eu esperava, mas é mais do que eu esperava!!
      Leia, você vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oii! Estava louca para ler o livro, mas li uma resenha negativa e desanimei. Agora com sua resenha já me animei de novo. hahaha
    Adorei a trama, e pelo que você disse, parece ser algo bem tocante. Vou querer conferir!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!!
      Poxa, eu acho que você deve ler. Não é um livro pra todo mundo e acho que quem fez essa resenha negativa, não entendeu o que o livro realmente queria passar!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei a resenha :)

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!!
      Obrigada pela visita!! Já estou seguindo o seu!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi oi Lu
    É uma ótima história, nas primeiras linhas das sua resenha vi que não era um livro "normal".
    O nome já está anotado kkk, ler histórias com esse suspense no ar é ótimo!!
    Eita moça dificil para dar as 5 estrelinhas kkkk


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jé!
      Ah, minhas cinco estrelas vão só para os favoritos, aqueles mega perfeitos *----*
      Não saio por ai dando estrelinha a toa não ahhaha
      Beijos!

      Excluir
  5. Que livro interessante. Gostei muito da premissa e vou querer ler esse livro em breve. Me pareceu ser uma leitura que eu gostaria muito. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!!
      É um livro muito gostoso e rápido de ler. Se ler, me fala o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  6. Adoreiiii seu blog e sua resenha.
    Estou louca para ler esse livro, quanto mais depois da sua resenha.
    Ameii as quotes..
    Ahh assista meu vídeo TAG
    TAG conhecendo o leitor

    Beijos
    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigada!! <3
      Leia sim, é um ótimo livro!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Lu, nossa adorei sua resenha e a premissa do livro. Ela dormiu por sessenta e dois anos e quando acordou continua tendo a mesma idade? Bem diferente e super interessante :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ketrin!!
      Pois é!! Ela dormiu por 60 anos e acordou bela e bonita, pode isso?! Parece que esse estase meio que deixa você como está, bem legal, neh!?
      Beijos!

      Excluir
  8. Lu, a história parece ser muito gostosa apesar de meio louca já que a menina passou 62 anos e tem cara de 16.
    Mas eu fiquei muito curiosa para ler o livro e saber como ele termina.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby!!
      É meio doida, neh?! Eu queria dormir agora e acordar bela e bonita com a idade da Xuxa ahhahahaa
      Já pensou que legal!?
      Beijos!

      Excluir
  9. Ótima resenha! Sempre gosto de resenhas que me fazem ter vontade de ler aquele livro que está sendo resenhado!
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilly!
      Que bom que gostou, fico feliz!!
      Beijos!

      Excluir
  10. Muito bom quando ficamos surpresa pelo livro.
    Imagina acordar e já ter 60 anos
    Adoro livros que tenha um pouco de mistérios nos prende
    adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana!!
      Imagina, que tenso acordar e ter 60 anos com carinha de 16 ? hahuhaua
      Beijos!

      Excluir
  11. Oieee Lu,
    Adorei a premissa do livro, me lembrou Capitão América, o fato de ficar adormecido e depois acordar e o mundo estar totalmente diferente, sua resenha me deixou curiosa, pq aconteceu isso com ela?? Ahhhhh, quero ler.

    Beijos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!!
      Também me lembrou um pouco, hahah Nossa, as coisas que acontecem com ela são O_O
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Lu!
    Adorei sua resenha. Me deixou com água na boca por este livro, haha!
    É muito bom quando pensamos uma coisa do livro e somos completamente surpreendidos, não? Acho uma das coisas mais fantásticas em um livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tenho curiosidade em ler esse livro, já tinha lido algumas resenhas e na sua tem detalhes que não li em outros como o Otto geneticamente modificado. O livro parece ser interessante e que bom que gostou dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii Lu!!
    Minha nossa que resenha de tirar o fôlego!!
    Eu acho que tenho que comprar mais um livro.
    Nunca tinha ouvido um história assim, no começo me lembrei de A Bela Adormecida, mas é completamente diferente!
    Eu não consigo nem pensar em dormir por sessenta e dois anos. Me dá agonia só de pensar em perder tudo da vida.
    Quero leeer ele! KKKKKK.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!

    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei empolgada com sua resenha. Parece uma Bela Adormecida mais gótica e underground, vivendo em um mundo futurista. Gostei da mistura e quero muito ler.

    b-jussss!

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Gu!!
    Que bom que você gostou da resenha!! É ótima essa sensação se ser surpreendida!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Denise!!
    Pois é, essa coisa de Otto ser geneticamente modificado me deixou bem surpresa, adorei!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. OI Mi!!
    Olha, se não quiser comprar, arrume o ebook que é por onde eu li e está ótimo também!! Eu poderia dormir por muito tempo, amo dormir, mas 62 anos é muita coisa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina!!
    POis é, mais gótica, mais tecnológica!! É muito legal!!
    Beijos

    ResponderExcluir

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo