12 de março de 2015

Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight



Autor(a): Kimberly McCreight | Gênero: Thriller | Ano: 2014 | Páginas: 352 | Editora: Arqueiro


Sinopse: "Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.
Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:
Amelia não pulou.
Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página."


"Reconstruindo Amelia" conta a história de Kate Baron do momento em que descobre que sua filha inteligente e obediente foi suspensa do colégio até a descoberta do por que sua filha morreu. Alternando entre o ponto de vista de Kate e de Amelia com mensagens de textos e postagens do Facebook, o livro nos leva por caminhos cheios de dúvidas e incertezas quanto a morte de Amelia e, também, suas atitudes enquanto viva.

Amelia é dessas garotas normais que gostam de ler e estudar. Até agora, nada de errado para uma garota de 15 anos. Ela tem uma melhor amiga desde o jardim de infância, Sylvia, que é um pouco diferente dela. Sylvia sai com diversos garotos e não tem vergonha de admitir isso, gosta de moda e é mais descolada que Amelia, não que a garota se importa com isso. Amélia também tem um amigo virtual chamado Ben, com quem troca SMS diariamente e troca muitos segredos.
"Kate tentou respirar, mas sentia como se tivesse alguém sentado sobre seu peito. Ela era ainda mais responsável por tudo o que acontecera com Amelia do que jamais poderia ter imaginado"
A amizade entre elas e a vida de Amelia mudam radicalmente quando ela recebe uma mensagem de número privado convidando-a para um encontro no parque, mas Amelia deve ir sozinha. Contrariando tudo o que a garota acha certo e até deixando sua melhor amiga para trás, Amelia vai ao encontro e descobre que fora convidada pra uma "irmandade" do colégio, as Magpies ou Maggies.

A partir de então, Amélia começa a fazer coisas que não considera certo somente para ser aceita pela irmandade e, aos poucos, faz coisas que não quer só para conseguir a admiração e atenção de uma garota em especial, Dylan.
"Não que eu ansiasse em ser convidada para um dos clubes. As pessoas que participavam deles eram basicamente um rebanho, pelo menos a maior parte. (...)"
Do outro lado de tudo isso está Kate, sofrendo por causa da morte da filha até receber um SMS dizendo que Amelia não pulou. Nesse momento, o livro da inicio a uma busca incansável de Kate para descobrir pelo que a filha estava passando para se jogar do alto da escola, se é que realmente ela havia se jogado.

"Reconstruindo Amelia" tem uma narrativa leve e rápida, você não percebe as páginas passarem, você só quer descobrir o que Amelia estava fazendo para culminar em sua morte prematura e, ao mesmo tempo, fica se perguntando porque uma garota se anula completamente por amor. Porque alguém tão sensato como Amelia deixaria de lado todas as sua convicções e amigos para ser aceita por algumas pessoas que não são tão importantes assim pra ela.

O livro me deixou muito curiosa do começo ao fim. Eu não conseguia entender como uma garota como Amelia estava fazendo tudo aquilo para ser aceita. No fundo, me identifiquei bastante com ela, sempre fui meio nerd e gostava mais dos meus livros e da internet do que de festas. Mas Amelia, ao contrário de mim, não gosta de garotos, não sente atração por eles, mas ela tem um motivo BEM grande para não gostar deles. Ela acha que está atrasada sexualmente em relação a suas amigas, mas ela só tem 15 anos e eu achei tudo muito precoce.
"Queria que aquele corredor se estendesse para sempre. Queria continuar sentindo os dedos de Dylan entre os meus. Não queria soltá-la nunca,"
Devorei "Reconstruindo Amelia" em uma noite, quando vi o livro tinha acabado e eu fiquei com aquela cara de "Não Acredito!!!". Até reli o ultimo capítulo para ver se eu tinha mesmo entendido tudo o que aconteceu e fui dormir ainda um pouco chocada. Por isso mereceu as quatro estrelas, por eu não conseguir adivinhar o final até realmente chegar ao fim do livro. Eu não fazia ideia do que tinha acontecido com Amelia até chegar no ultimo capítulo e isso foi fantástico.

"Reconstruindo Amelia" é um livro misterioso que te leva pelas dúvidas de uma adolescente que tenta descobrir o seu lugar no mundo através de escolhas duvidosas com consequências drásticas e a dor da perda de uma mãe que acha que errou em todos os aspectos com a sua filha.

Para ler um trecho do livro, clique AQUI.

Comente com: ou

24 comentários:

  1. Lu, estou boquiaberta com a sua resenha.
    Fiquei muito interessada no livro.
    A história parece ser ótima e bem envolvente.
    Estou curiosa para saber o final, afinal o que houve com Amelia?
    Amei muito.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby!
      Ah, que bom que te deixei curiosa mhauha
      Você vai ficar chocada com o final O_O
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei saber que a personagem é meio nerd. kkkkk
    A trama me conquistou, sua resenha só me deixou ansiosa para ler logo o livro <3
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Ela é toda nerdinha, mas bem bestinha também!
      Beijos

      Excluir
  3. Uau!!! Já quero ler. Esse é o meu tipo de livro e já está na minha lista de desejados, pois se sua resenha me deixou de olhos arregalados, imagina eu lendo?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!!
      Nossa!! A hora que você ler, vai ficar "MAS COMO PODE?" hahahaha é ótimo!
      Beijos

      Excluir
  4. Sério, preciso começar a marcar todos esses livros tops que vejo nos blogs.
    Minha lista irá começar por esse, sério Lu, que resenha show, me deixou com muita, mais muita vontade mesmo de ler esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI tati!!
      Quando ler me avise, quero ver se a sua reação foi a mesma da minha!
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa esse livro parece ser perfeito.
    Só no final que se descobre a verdade :o
    Adoro livros que me prendem pra saber o final e esse final ser surpreendente.
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ana!
      Só no final, no penultimo capítulo... É muita tensão e curiosidade até la!
      beijos

      Excluir
  6. Oi tudo bom, Lu? Fiquei bem interessada pelo o livro! Não o conhecia, mas achei a história bem intrigante! Parece aqueles tipos de livros que você não dá nada por ele, mas se surpreende mais do que imaginava com a história! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wandressa!!
      Exatamente, a capa não é muito chamativa, mas a história é um tapa na cara!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Lu, eu PRECISO desse livro, estou encantada com a premissa dele, me tocou bastante e estou muito curiosa para conhecer mais dessa história que parece fantástica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketrin!!
      Você precisa! É muito bom e cheio de segredos
      Beijos

      Excluir
  8. Oi
    Já li muitas resenhas positivas e quero muito ler esse livro, parece ser um livro bom e ainda trara de um tema interessante, gostei da resenha e que bom que aproveitou a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não tive a melhor das experiencias com Amélia... Também achei tudo muito precoce para uma menina de 15 anos. E mais, ela é narrada de um jeito que faz com que ela se anular tanto não faça sentido. Enfim, eu esperava mais... muito mais....
    Mas eu gostei de ler sua resenha e ver que o livro tem esse lado bom sabe? De realmente conquistar alguém...
    Se você quiser ler minha resenha, o link é:
    http://www.amoreselivros.com.br/2014/11/reconstruindo-amelia-kimberly-mccreight.html


    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica!
      Saudades de ter você por aqui!
      Com certeza vou lá ler sua resenha sobre o livro. eu gostei dos mistérios e do final, mas não dessa parte da garota se anular como se não fosse ninguem.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi oi Luuu
    Gostei da sua resenha e do livro, quanto suspense!!!

    Na vida real esse tema de "Fazer coisas para ser aceita" é muito forte e as vezes triste, principalmente quando são adolescentes, as pessoas acabam se deixando levar como diz minha mãe "A Maria vai com as outras".
    Realmente parece ser bem interessante o livro, o nome já está anotado rsrs


    Beijooos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jé!!
      Pois é, mas eu acho que faltou um pouco de amor próprio para amélia para perceber que ela não precisa agradar ninguém para se sentir bem ou ser amada. Achei isso bem pai!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Lu!
    Reconstruindo Amelia é um dos livros mais elogiados da Arqueiro e até hoje bato com a cabeça na parede por ter lido, kkkk.
    Mas quem sabe não aprece uma outra oportunidade...

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nina!!
      Não perca a oportunidade, eu gostei bastante!
      Beijos!

      Excluir
  12. Eu já li esse livro, Lu!
    Também fiquei bem surpresa com o final.
    Gostei da sua resenha!

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo