13 de julho de 2015

O Doador de Memórias - Lois Lowry






Autor(a): Lois Lowry | Gênero: Ficção | Ano: 2014 | Páginas: 190 | Editora: Arqueiro

O Doador # 01 

Sinopse: Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. | Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. | Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. | Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. | Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

O livro conta a história de Jonas, um garoto de 12 anos que vive em uma sociedade perfeita onde a dor e os conflitos não existem. Como designação de vida, Jonas recebe a missão de ser o próximo Recebedor de Memórias, um cargo muito importante em sua comunidade e sua função é receber as memórias de muitas vidas antes da dele e lidar com toda dor, sofrimento e também muitas alegrias, que ninguém de sua sociedade conhece.

Esse foi o primeiro livro que li para a Maratona Literária de Inverno 2015 e, para a minha surpresa, gostei mais do filme do que o livro. É claro que o livro nos trás diversos pequenos detalhes que o filme não aborda, mas o filme tem uma certa magia que não encontrei no livro.
"A partir desse momento você está proibido de relatar seus sonhos."
"O Doador de Memórias" é uma leitura rápida, fácil e bem gostosa. O livro te faz pensar sobre dor, amor, tristezas e as atitudes que você toma todos os dias, também te faz imaginar viver em um mundo onde não há dor ou angustias, um mundo em que cada pessoa nasceu para designar um papel, onde suas escolhas não são feitas para você. Esse mundo é errado?

Jonas é um personagem incrível, mesmo sendo criado como todos naquele mundo distópico, Jonas sempre questiona as pequenas coisas da vida e, ao receber as memórias do doador, seus questionamentos só aumentam e ele percebe que sua sociedade perfeita pode ser muito mais do que é e muito menos perfeita.
"Você Pode Mentir."
Recomendo o livro, mas antes de lê-lo, veja o filme. O livro completa o filme em muitos sentidos e se você for fã de ler o livro antes de ver o filme, experimente fazer diferente dessa vez, você não vai se arrepender.



Comente com: ou

31 comentários:

  1. Tatiana Petraccone13 de julho de 2015 10:18

    Oie Lu!!! Que Saudades!!! Já assisti o filme, mas não li o livro, confesso que nem sabia que era uma adaptação, até pouco tempo atras. Vou seguir sua recomendação e ler o livro assim que puder.

    E boas leituras na maratona eihn! Queria muito ter participado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, eu sou apaixonada pelo seu blog, já te falei isso!? rsrs
    Eu já vi o filme, mas ainda não li o livro. Adorei sua resenha e suas dicas.

    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lu eu estou louca para ler esse livro e nem sabia que tinha um filme, acho que prefiro ler primeiro para manter o suspense rsrs adorei sua resenha, deve ser muito louco kkk imagina só carregar a memória do mundo todo!!! quero muito ler rsrs beijos

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lu, eu sou adepta de ler antes de assistir, mas como você tá dizendo vou confiar e assistir antes de ler.
    Ganhei esse livro no dia dos professores do ano passado, mas ainda não li.
    Quem sabe ele não entre em breve na minhas leituras.
    Sonho com o dia que vou gostar de uma distopia.


    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou seguir seu conselho e assistir primeiro o filme, se eu gostar vou atrás do livro ♥

    ResponderExcluir
  6. eu tenho curiosidade de ler o livro, fiquei ansiosa pelo filme mas acabei nem lendo e nem assistindo e depois de um tempo desanimei mas lendo sua resenha me deu vontade de novo, quem sabe nao assisto antes de voltar as aulas

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já li esse livro e apesar de ter achado que a história poderia ter sido bem mais abrangente eu amei o livro!
    Gostei muito do Jonas e de como ele percebe as coisas erradas em sua sociedade.
    O filme realmente tem toda uma emoção e magia que o livro não passa tanto e eu adorei!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, sempre tive curiosidade em ler esse livro, sempre ouço falarem muito bem dele, apesar de eu não ser muito fã de distopias, tenho muita curiosidade nesse. Vou aceitar sua recomendação e vou assistir ao filme antes :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi oi
    A história parece ser muito boa, vou procurar o filme para assistir sim!!
    E que você continue tendo boas leituras na maratona =D


    Beijoos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Assisti o filme até a metade e confesso que desisti de ver o restante porque achei chatinho demais =[
    A premissa desse livro não me atrai, então essa leitura eu passo =/
    Ainda assim sua resenha ficou ótima e a capa desse livro é linda!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Oiiiiie
    Eu ainda não assisti o filme por que quero ler o livro primeiro e como você disse para fazer o contrario fiquei aqui pensativa. Será?
    Enfim, eu amei sua resenha,.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. poxa, deve ser um puta fardo carregar toda a dor do mundo, pra que ele seja perfeito' aos outros... não sabia que tinha filme, acredita??? vou tentar ver e se gostar, corro pro livro xD

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, esse título me chama muito atenção, mas não sei se leria o livro ou veria o filme. Não sei, mas não é uma história que me atraia muito. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  14. Eu já fui muito curiosa pra ler esse livro, mas acabei assistindo ao filme sem querer e não curti.
    Dai a minha vontade se foi com ele. Daí acho que a leitura não fluiria pra mim.
    Mas, quem sabe eu sigo o seu conselho. Beijoo

    ResponderExcluir
  15. Oi. Eu li o livro primeiro, não curti muito, mas acho que este fim de semana, verei ao filme, talvez entenda melhor as coisas, já que você diz que o filme completa o livro.

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Eu já ouvi falar do livro, mas não me interessei por ele. Ainda estou na dúvida se devo ou não me aventurar com ele. Quem sabe eu veja o filme se gostar dou uma olhada no livro.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!

    Eu assisti o filme e gostei bastante, não foi super produção mas me fez pensar um pouco. O filme me deu vontade de ler o livro, ainda mais agora com sua resenha. Principalmente porque vou seguir sua dica e ler depois de ver, coisa que nunca fiz.

    B-jussss!

    http://www.quemlesabeporque.com

    ResponderExcluir
  18. Um sujeito qualquer14 de julho de 2015 16:15

    Muita vontade de ler esse livro :D Adorei o Blog!

    Um abraço

    Um sujeito qualquer

    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Samara Rabelo Medeiros14 de julho de 2015 17:47

    Pode ter sido só impressão, mas vi uma inspiração em Admirável Mundo Novo nesse livro? Eu lembrei bastante da sociedade criada pro Aldous Huxley, mas como não li o livro de Lois Lowry, pode ser só impressão mesmo! Eu não assisti o filme para ler o livro antes, mas esqueci totalmente de compra-lo! Vou ver se coloco na próxima lista! :D

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!

    Esse é um dos casos onde não tenho a menor curiosidade de ler o livro ou ver o filme, mas gostei da sua resenha e dos seus comentários.

    Apesar da dica eu não conseguiria assistir primeiro o filme para depois ler o livro.

    Beijos

    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Angélica Felix Lima14 de julho de 2015 22:02

    Oi Lu, tudo bem?

    Não sabia do que tratava a história e fiquei curiosa...

    Como não tenho como acrescentar tanta coisa na lista agora, acho que vou assistir o filme, é bom aproveitar raros casos em que o filme é melhor que o livro.

    bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?!



    Eu já ouvi falar muito desse livro, mas nunca me interesso por ele. Vou procurar ver o filme e, quem saber, ler o livro depois se eu gostar. Já que a sua sugestão foi ver o filme antes, acho que vai funcionar rsrs


    Beijos.


    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  23. Olá querida
    Tudo bom?
    Eu acho que você é uma das poucas pessoas que conheço que gostou mais do filme do que do livro, gostei da sua resenha, pois assim não vou com muita sede ao pote quando for ler, já que ele está na lista aqui em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi ^^

    Eu não assisti ao filme, tão pouco li o livro, mas acredito que apesar de sua recomendação eu acabaria primeiro lendo hehehe
    É uma certa mania que eu ainda não consegui perder! :(

    ResponderExcluir
  25. Larissa - Srta. Bookaholic16 de julho de 2015 14:38

    Oi, tudo bem?
    Eu li alguns comentários sobre esse livro e fiquei curiosa, mas confesso que não é algo que eu queira ler no momento, sabe? Mas fiquei curiosa ao saber que você gostou mais do filme, tanto que agora quero ver ele para encontrar a tal magia. Enfim, gostei bastante da resenha e como no momento não estou com tempo para por mais nenhum livro na lista de leituras, eu irei tentar ver o filme.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu sou uma fã de ler antes de ver o filme, haha, mas assim como vc disse eu vi ao filme primeiro, amei o filme e estou esperando o momento certo para ler o livro ^

    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu assisti o filme desse livro e o enredo em si não me atraiu. Até hoje não vi nehuma resenha muito positiva sobre a história, então não me animei muito pra fazer a leitura, mas ainda espero poder dar uma chance.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Fiquei curiosa. Sério! Não conhecia a obra, mas me parece bem interessante. agora que você falou do filme. Vou procurar para assistir! =D

    Um abraço!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? Eu já tinha ouvido falar do filme, mas nem sabia que tinha livro! kkk. E sei lá, nunca tive vontade de ver o filme, talvez pelo titulo ou a capa, mas nunca quis ver, e sinceramente eu nem sabia sobre o que ele era, mas depois da sua resenha fiquei super curiosa, pois parece ser um tipo de livro bem diferente! Já estou aqui procurando o filme online para ver e se gostar com certeza o livro entrará para as minha futuras leituras. :)
    Beijos
    Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir
  30. A proposta me pareceu muito interessante, nem sabia que tinha filme. Pretendo ver e ler em breve hahah sério, fiquei mt feliz pela sua dica.. Tava procurando algo assim faz tempp

    ResponderExcluir
  31. Oi!!

    Eu já conhecia a obra e particularmente eu detesto! Sério, não existi algo que me cansou mais do que ler esse livro. Em comparação com o filme, a adaptação ficou menos cansativa e densamente detalhista. Não sei se era a intenção, mas o detalhes deixou tudo tão superficial, que no final não consegui entender bem qual era a proposta do enredo. Soube que teria outro livro, mas vou passar bem longe, sério, foi uma decepção e tanto. :/

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/07/resenha-eu-te-darei-o-sol.html

    ResponderExcluir

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo