8 de agosto de 2015

Fragmentados - Neal Shusterman







Autor(a): Neal Shusterman | Gênero: Distopia/Aventura | Ano: 2015 | Páginas: 368 | Editora: Novo Conceito

SinopseEm uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Narrado pelo ponto de vista dos personagens principais Connor, Risa e Lev, além de personagens secundários, "Fragmentados" nos apresenta uma sociedade que vive quase pacificamente, onde os governos que lutavam entre si aprovaram uma lei chamada "Lei da Vida" que consiste na permissão dos pais em abortarem tardiamente seus filhos, ou seja, dos 13 aos 17 anos os pais podem mandar seus filhos para a Fragmentação onde seus corpos serão desmembrados e usados em outras pessoas.
“Se não houvesse fragmentação, eles voltariam a tentar curar as doenças em vez de só substituir órgãos ruins pelos de outras pessoas."
"Fragmentados" foi um livro que, quanto mais eu lia, mais eu não sabia o que sentir. Quanto mais as páginas eram viradas, eu sabia menos o que estava achando do livro e quando as pessoas me perguntavam se eu estava gostando do livro eu tinha tantas dúvidas quanto aos personagens e a história que sempre respondia "Não Sei.".
“Estou sozinho. E estou chorando.E ninguém vem... Eu... Eu... Não me sinto bem. Eu não consigo lembrar o meu nome. Mas ainda estou aqui...”
Dificilmente um livro me deixa com essa sensação de vazio quando termina e há muito tempo eu queria ler uma história tão bem escrita que não deixa pontas, não deixa dúvidas, uma história completa, com personagens que por menos importantes que sejam, são extremamente complexos e bem construídos.
"Fragmentação. Ninguém sabe com acontece. Ninguem sabe como é feita"
Connor, Risa e Lev são tão diferentes que me deixavam muito em dúvida sobre quem eu amava e quem eu odiava. Cada capítulo que passava eu gostava mais de um e menos de outro e vice-versa. Até poucos capítulos antes do final, eu odiava Lev com todas as minhas forças e ainda não tinha certeza se poderia confiar em Risa ou Connor.

"[...] as pessoas não são completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz."

Não vou contar muito sobre a história ou sobre os personagens porque quero que todos sintam o que eu senti com o livro e qualquer mínimo detalhe estragaria a magia que Neal criou. "Fragmentados" é um livro que mexe com você de uma maneira estranha. Um livro que vai te fazer pensar e duvidar muitas vezes.

Depois, acabei descobrindo que "Fragmentados" é uma série composta de quatro livros e dois intermediários.

  • Fragmentados / Unwind; (Dados Em Inglês)
  • UnStrung  (Romance Digital);
  • UnWholly;
  • UnSouled;
  • UnDivided;
  • UnBound  (coleção de história curta).





*Livro cedido em parceria com a editora
Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo