13 de outubro de 2015

Bom dia, Sr. Mandela - Zelda LaGrange



Autor(a): Zelda LaGrange | Gênero: Biografia | Ano: 2015 | Páginas: 432 | Editora: Novo Conceito | Skoob

SinopseBom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.


O livro escrito por Zelda La Grange conta sua história de vida misturada com tudo o que acontece na vida do Presidente Nelson Mandela, mas o livro vai muito além disso. Zelda afirma, logo no início do livro, que não é uma obra para contar fofocas ou podres da vida de Mandela, mas sim, para contar como foi sua vida ao lado dele.

"Vovó Tilly, a mãe de minha mãe, era parte da nossa vida cotidiana, mesmo tendo abandonado minha mãe quando criança."
Zelda é uma Africâner, uma branca que nasceu e cresceu na África do Sul do apartheid. Criada para achar que os negros eram perigosos e que não deveria toá-los nem conviver com eles, Zelda era uma pessoa conservadora e, por muitas vezes, preconceituosa. A diferenciação entre negros e brancos sempre foi comum para ela.

Quando Zelda foi escolhida para ser assistente de Mandela, saindo da sua função de datilógrafa, tudo o que ela sempre acreditou começou a sofrer transformações e seu comportamento, preconceito e visão politica foram transformadas de maneria radical conforme conhecia cada vez mais Mandela, o homem por quem nutriria notável admiração.
"Esta não é a sua história. É a minha história, e estou feliz com ela. Mas o leitor pode ficar desapontado se espera que eu lave muita roupa suja em público. Eu não desrespeitaria a confiança que Nelson Mandela depositou em mim."
Por muitas vezes a parcialidade de Zelda me incomodou. Ela era só elogios para o ex-presidente Sul-Africano e mesmo que ele tivesse defeitos como toda pessoa normal, Zelda ainda o elogiava. A proximidade e a relação de admiração que Zelda passa a nutrir por Mandela ao longo da vida fica bem clara no livro

A edição está belíssima e no final ainda encontramos fotos de Zelda com Mandela, de seus registros pessoais.


*Livro cedido em parceria com a Editora



Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo