14 de janeiro de 2016

A Mágica Da Arrumação - Marie Kondo




Autor(a): Marie Kondo | Gênero: Almanaques | Ano: 2015 | Páginas: 160 | Editora: Sextante | Skoob


Sinopse: A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.

Existem pequenas inconsistências no livro, por exemplo, quando o Marie fala em arrumar documentos, senti falta de um passo-a-passo. Ela não te ajuda a organizar os documentos, na verdade, ela diz para jogar todos os documentos daquele ano fora e guardar apenas a quitação que as empresas mandam e, mais a frente, ela diz para que guardemos os documentos, pois você pode precisar e não ter.

Outra coisa que não concordei muito com Marie, foi sobre jogar todos os documentos dentro de uma pasta só, não organizar em pastinhas. Se eu colocar tudo dentro de uma pasta só, quando eu precisar de algo, vou perder muito tempo procurando, então não seria uma boa arrumação, apesar de prático, às vezes, precisamos de algum documento ali dentro e não acharemos.


A escrita de Marie é um pouco confusa, já que há muita repetição durante o livro, mas no final, existem muitas dicas boas, é muito aproveitável quando o assunto são roupas, guarda-roupas, e sapatos, por exemplo.


Gostei muito da parte em que ela fala da organização dos livros. Marie diz que você deve tirar todos os livros da estante para começar a organizar e decidir com quais você vai ficar e quais não vai. Desapego é a palavra chave de Marie.
"Se houver livros demais, separe-os em quatro categorias:
Geral, Prática, Visual e Revistas."
No fim, a leitura é bem rápida e o livro trás dicas muito úteis com relação a alguns objetos e é uma boa leitura para quem acabou de se mudar ou está indo morar sozinho pela primeira vez. Marie nos ajuda a não cometer pequenos erros que podem nos tornar pessoas acumuladoras e nos ajudar a ter uma casa e vida organizadas e práticas.





*Livro cedido em parceria com a Editora.




Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo