9 de janeiro de 2016

A Menina da Neve - Eowyn Ivey










Autor(a): Eowyn Ivey | Gênero: Drama | Ano: 2015 | Páginas: 352 | Editora: Novo Conceito | Skoob


Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.


Li "A Menina da Neve" no final de novembro e o livro mexeu tanto comigo que estou desde então tentando fazer a resenha, mas não sei como passar para vocês tudo o que eu senti durante a leitura, tanto nas partes que amei, quanto nas partes que não me agradaram tanto.

Depois que devorei os primeiros capítulos que a Editora Novo Conceito enviou, fiquei curiosíssima com o rumo que a história teria daquela parte em diante e não conseguia pensar em outro livro além desse. Demorei algum tempo para esquecer um pouco "A Menina da Neve" e continuar a vida e, então, o livro completo chegou aqui em casa e eu estava morrendo de medo de ler, me apaixonar e depois ficar órfã da história.


Quando tomei coragem de começar de onde eu tinha parado, conheci um pouco mais sobre Jack e Mabel que passaram por momentos muito tristes, inclusive a perda de um filho e são personagens um pouco melancólicos às vezes. Decididos a deixar a vida que levavam e a cobrança para terem outros filhos para trás, os dois se mudam para o Alasca com um lindo sonho de cuidar da terra, mas infelizmente o lugar para onde se mudaram é muito frio e inóspito. Jack passa a maior parte do tempo cuidando do campo e caçando na floresta, assim, Mabel fica muito tempo sozinha em casa.

A escrita da Eowyn consegue nos fazer sentir como os personagens e, aos poucos, vai se sentindo como eles, sozinhos, preocupados e com frio. Certo dia, Mabel é apresentada a Esther, uma mulher forte, decidida e mãe de três filhos. Preste muita atenção em um desses garotos, o Garret, ele vai ser muito importante para a história.


Sozinhos e movidos por um momento de alegria, Mabel e Jack fazem um bonequinho de neve com direito a cachecol e tudo, mas na manhã seguinte, o boneco desapareceu e a neve em volta dele está cheia de pequeninas pegadas. A partir daí, os dois ficam muito curiosos com o que realmente aconteceu, se os filhos de Esther vieram de tão longe e destruíram o boneco, ou se o boneco saiu andando e nós ficamos também, até que uma garotinha começa a aparecer entre as árvores na floresta.

Aos poucos, Jack e Mabel conseguem conquistar a confiança da garota que batizaram carinhosamente de Faina e conforme conhecemos mais da garota, começamos a nos perguntar o que vai acontecer com ela ou se a garota é de verdade ou, melhor, Jack e Mabel estão tomados pela febre da cabana e porque mais ninguém vê a garota na floresta?

Acho que foram essas perguntas que me fizeram continuar a leitura e tentar descobrir tudo o que iria acontecer com a menina, Jack, Mabel e os outros personagens, mas no fim, eu fica pensando se aquilo tudo foi verdade, se a garota era de neve mesmo ou se eu também estava sofrendo da febre da cabana.



No fim, eu esperava com todas as esperanças de leitor que o livro tomasse outro rumo, que a história fosse em outra direção e que outras coisas tivessem acontecido, mas não fui eu quem escreveu e tive que aceitar o caminho que a autora acabou escolhendo para a história e para os personagens.

Mesmo que, por vezes, a escrita da autora se torne um pouco arrastada, "A Menina da Neve" é uma história belíssima, inspirada em um conto de fadas russo sobre um casal que cria um boneco de neve e o boneco cria vida. Enfim, o livro é um relato lindo sobre amor, luto e esperança com uma escrita sensível e ao mesmo tempo dramática. Não tenham medo de sofrerem da febre da cabana.


*Livro cedido em parceria com a Editora.




Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo