12 de janeiro de 2016

Revival - Stephen King


Autor(a): Stephen King | Gênero: Ficção | Ano: 2015 | Páginas: 376 | Editora: Suma de Letras | Skoob

Sinopse: Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes.
Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade.
Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.


"Revival" conta a história de Jamie Morton, começando por sua infância. Jamie é o irmão mais novo de cinco filhos e é criado nessa grande família excêntrica e muito religiosa, até que a chegada de um novo reverendo mexe com toda a família e a pequena cidade onde Jamie mora.

Jamie então conhece o reverendo Charles Jacobs que veio reacender a fé das pessoas e encantar a todos com seus sermões. Jacobs veio acompanhado de sua linda esposa e seu pequenino filho, uma família perfeita. Como religiosos fervorosos, os pais de Jamie logo começam uma grande amizade com a família Jacobs, o que aproxima Jamie e o reverendo, fazendo com que os dois tivessem uma grande amizade através de uma obsessão secreta.
"O reverendo me pareceu tão triste e distante que fiquei com medo outra vez, mas também senti pena dele."
Porém, como nem tudo é perfeito nos livros do Stephen King, uma grande tragédia assola a família Jacobs e o reverendo acaba revendo suas crenças e após um polêmico sermão na igreja, Jacobs deixa a cidade, mas não os pensamentos do pequeno Jaime.

Tio King conseguiu manter um grande mistério? Sim, sem dúvidas. Mas, ele conseguiu algum terror? Não, pelo menos pra mim, não. Por diversas vezes, a leitura se arrastava e o autor incluía detalhes demais em sua narrativa, tantos que a leitura se tornou arrastada em alguns pontos. Mas, vamos dar os créditos que ele tanto merece, já que, quando King resolve que as coisas precisam acontecer, o livro flui de uma forma que te prende e nada mais parece importante além de terminar de ler o livro.

Jamie é um personagem fascinante quando criança. Ele é esperto, sagaz e pensa mais do que muitos adultos de sua cidade, mas quando conhecemos Jamie adulto, entrando e saindo de bandas sem sucesso e se drogando, ele não é assim um personagem tão fascinante como era quando pequeno. Mas, depois que ele reencontra o Reverendo Jacobs, as coisas mudam e Jamie passa a ser aquele personagem sagaz novamente, impossível não gostar de Jamie.
"Olhei para a Lua, tremendo e imaginando quem ou o que estivera me controlando. Porque eu tinha sido controlado."
O livro não é tão aterrorizante até chegar nas ultimas setenta páginas quando tudo começa a ser revelado e percebemos que King não quis um livro que tratasse só de terror, mas sim de fé, esperança, superação e aborda a religião de forma polêmia e muito crítica.

O livro não termina assim que lemos a ultima página e fechamos aquela capa maravilhosa, o livro continua na sua cabeça trazendo pensamentos sobre o que vem depois, sobre Jamie e tudo o que você acabou de ler e conhecer.

Enfim, "Revival" é envolvente e tem uma trama bem pensada e desenvolvida apesar das pequenas partes que King se perde em narração de detalhes. Então, você não pode deixar de se envolver com essa história incrível que vai te fazer arrepiar em diversos sentidos.



*Resenha originalmente postada no blog Quem lê, Sabe porquê





Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo