7 de agosto de 2016

A Escolhida - Lois Lowry







Autor(a): Lois Lowry | Gênero: Ficção | Ano: 2014 | Páginas: 192 | Editora: Arqueiro | Skoob


O Doador de Memórias # 2

Sinopse: Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. 
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

"A Escolhida" nos traz a história de Kira, uma garotinha que deveria estar morta, mas graças a garra e ao amor de sua mãe ainda vive e faz coisas maravilhosas com linhas, agulhas e suas mãos. Kira tem uma deformidade em sua perna e isso não é considerado algo bom na sociedade onde ela mora e, por isso e tantos preconceitos, Kira será julgada pelo Conselho de Guardiões. Seu futuro e sua vida está na mão deles.
"Mas agora não havia ninguém para ajudá-la. Não lhe restava nenhuma família e ela não era uma pessoa especialmente útil para o vilarejo."
Superando todas as dificuldades impostas a ela pela vida, Kira supera as habilidades que sua mãe tinha e passa a ser importante para a comunidade onde vive. Porém, segredos e alguns mistérios rodeiam sua comunidade e o lugar onde Kira vive agora. Movida por uma curiosidade que, se descoberta, lhe causará enormes problemas, Kira precisa descobrir a verdade sobre o mundo onde vive.


Esqueça tudo, ou quase tudo, o que você leu no livro "O Doador de Memórias" quando começar a ler "A Escolhida". A esperta aqui eu comecei lendo achando que era uma espécie de continuação do primeiro livro e fiquei perdida por vários capítulos, o que não é muito bom em um livro de apenas 192 páginas. Então, quando percebi que era melhor deixar a história do primeiro livro bem guardadinha na memória e ler "A Escolhida" como uma história completamente nova, as coisas começaram a fluir.

É verdade que "A Escolhida" não traz um grande conflito como no primeiro livro, mas não deixa de ter personagens com escolhas difíceis e vidas tão difíceis quanto suas escolhas. Considero "A Escolhida" como um livro intermediário que nos apresenta personagens complexos que serão de extrema importância para as duas obras finais da autora.
"Ela pensou no pai. Mas aquela cena retratava um tempo muito antigo, bem anterior ao seu pai, a qualquer pessoa da época em que viviam."
"A Escolhida" nos deixa algumas perguntas no ar para ficarmos curiosos com o terceiro livro da série. Uma das minhas maiores curiosidade era saber se o terceiro livro seria uma nova história como "A Escolhida" ou se seria um livro que ligaria todas as pontas soltas e nos responderia questões feitas nos dois livros.

A escrita da autora continua nos prendendo capítulo após capítulo. Lois nos traz uma nova comunidade cheia de bons personagens, todos muito bem trabalhados e com histórias incríveis. Lois nos presenteia com uma obra encantadora, rápida e cheia de reflexões.
"O azul estava em sua mão e ela conseguia senti-lo palpitar, como se tivesse recebido o sopro da vida e começasse a renascer."
O livro é uma leitura leve e fluida que pode ser lida por todos, inclusive por aqueles que não leram "O Doador de Memórias" ou que viram apenas o filme, mas deve-se atentar para os pequenos detalhes, todos são muito importantes. "A Escolhida" é um livro que se termina de ler com sede de mais.

_ _ _ _ 



Com mais de 30 livros publicados, a americana Lois Lowry já recebeu diversos prêmios por sua obra, como o Boston Globe-Horn Book, o Dorothy Canfield Fisher, o Mark Twain e a Medalha John Newbery, concedida pela Association for Libray Service to Children, pelos livros Numbers the Stars e O Doador.


Outras Obras:
O Doador de Memórias | O Mensageiro



Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo