24 de novembro de 2016

O Adulto - Gillian Flynn











Título Original: The Grownup | Autor(a): Gillian Flynn | Gênero: Ficção | Ano: 2016 | Páginas: 64 | Editora: Intrínseca | Skoob

Sinopse: Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.
Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.
• Gillian Flynn figurou nas principais listas de mais vendidos do Brasil com o best-seller Garota exemplar e seus livros somam mais de 200 mil exemplares vendidos no país.
• O adulto, vencedor do Edgar Award de melhor conto de 2015, foi escrito por Gillian a pedido de George R. R. Martin e publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor.


"O Adulto" vai nos levar pela vida de uma garota que sobrevive cometendo pequenas fraudes, seu maior talento é dizer as pessoas o que elas querem ouvir e, certo dia, ela atende uma cliente precisa de ajuda com uma casa supostamente assombrada. Vendo ali uma chance de se dar bem em muitos sentidos, nossa protagonista está cercada de acontecimentos aterrorizantes e precisa, desesperadamente, descobrir como escapar deles.

Ainda não tinha lido nada da Gillian, mas como estava fazendo parte da maratona Especial de Halloween/2016 focada em ler livros de terror organizada pela Siméia Perpétuo e, ao mesmo tempo, a Mari Martelote me convidou para participar do grupo Lendo e Comentando: O Adulto que iria rolar no dia 17 de Outubro, então, eu corri para ler o conto da Gillian e me surpreender com a sua escrita.


Por ser algo bem curtinho, não tenho como contar muito da história, mas me surpreendi com a escrita da autora, me prendeu nos primeiros parágrafos e eu li quase todo de uma vez só. A história de nossa protagonista é bem definida desde o começo do livro, conhecemos muito bem sua vida, mas não conhecemos algo bem importante da personagem, o nome.
"O clichê é verdadeiro: são todos babacas. Também deixe passar os de anel no polegar. Não sei por quê, mas homens que usam anel no polegar nunca ajudam."
Sim, nossa personagem tem uma história de vida bem conturbada, passou por poucas e boas e está começando a se meter em algo que ela nem mesmo sabe o que é, mas em momento algum, Gillian nos conta o nome da nossa protagonista. Isso só me chamou atenção quando fui discutir o livro no grupo, porque eu não sou muito de reparar ou lembrar de nomes das pessoas tanto pessoalmente quanto nos livros. Sei como soam e normalmente, passo por cima dos nomes e, muitas vezes, nem lembro quando termino um livro. Então, fiquei chocada quando percebi que não havia notado esse detalhe ENORME.

Desatenções com nomes a parte, Gillian cria um cenário espetacular que me fazia imaginar cada cena narrada, cada detalhezinho que se coloca em foco. Até agora não sei como é que o livro acabou. Eu estava devorando-o e... FIM! Sim, o conto acaba e você fica ali, sentindo que precisava mais e mais daquilo, mas acredito que Gillian criou uma obra que é tão boa exatamente por isso, por nos deixar com esse gostinho de quero mais.







_ _ _ _ 
Gillian Flynn, jornalista e ex-crítica da Entertainment Weekly, tornou-se uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade desde a publicação de seu terceiro romance, Garota exemplar.

Outras Obras:
Garota Exemplar | Lugares Escuros
Comente com: ou

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2015 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo