27 de outubro de 2017

Recomeço - Cat Patrick


Título Original: Revived | Autor(a): Cat Patrick | Gênero: Literatura Estrangeira | Ano: 2014 | Páginas: 304 | Editora: Intrínseca | Skoob


Sinopse: Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço.
Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Em "Recomeço", vamos acompanhar a história de Daisy, uma garota que já passou por várias vidas. Quando era pequena, um acidente de ônibus mudou sua vida como era conhecida e depois desse acidente, muitos outros mudaram a vida de Daisy. Todas as vezes em que morre, Daisy recebe o Recomeço, ganha um novo nome e se muda de cidade, mas agora, parece que ela encontrou a cidade que deseja ficar para sempre. O único problema são os segredos que envolvem o programa Recomeço.

Ler "Recomeço" foi bem gostoso. Terminei o livro de uma vez só na madrugada e em poucas horas.  Na verdade, li algumas páginas em um dia e só na outra semana pude me perder em sua história sem pensar nas consequências de uma noite mal dormida. Nunca havia lido nada da Cat e, ao final do livro, acabei apaixonada pela escrita leve e muito envolvente que ela consegue desenvolver. 

Daisy é uma personagem fácil de nos conquistar. Com poucas páginas, sentimos que ela poderia ser aquela amiga da escola que vem do nada e vai embora do mesmo jeito. Senti o mesmo com Megan, a amiga transgênero de Daisy e, também, participante do projeto.
"-É um remédio chamado Recomeço. -digo enfim. -Ele revive as pessoas (...) Eu morri quando tinha quatro anos."
Embora a história seja gostosa de acompanhar e a escrita leve de Cat conquistar facilmente, acho que faltou desenvolver um pouco mais dos personagens secundários. Adorei Mason, mas acredito que poderíamos ter um pouco mais de envolvimento ou descrição dele. Com Matt tive a mesma sensação, apesar de estar bem no meio de toda a trama, o personagem me parecia levemente vazio, sem grandes envolvimentos com a história em si além de ser irmão de Audrey, cara-gatinho-da-escola-nova e namorado da Daisy, ele não era muito mais interessante. Na verdade, achei um pouco incoerente a velocidade com que Daisy e Matt se apaixonam, chega a parecer levemente artificial, o que me deixava a impressão de que Matt era um espião do projeto Recomeço, não um namorado perfeitinho.

Outro ponto que me deixou bem desconfiada da sanidade de Daisy depois de tantas mortes foi  a facilidade que ela tinha em falar do projeto Recomeço. Como alguém que tem a vida baseada em mentiras e que são essas mentiras que a mantem viva, sai por ai contando seu maior segredo como quem conta o final da novela para a amiga? Suspeito.

Acabei classificando o livro como bom por tratar com sutileza a busca por si e a importância de cada minuto com as pessoas que amamos. O livro vai muito mais para esse lado do que no caminho de acompanhar a paixão boba da Daisy ou no projeto recomeço que, creio eu, poderia ter sido um pouco mais bem explorado.
"Mas, nesse momento, não me importo com a aparência de Matt e sei que ele também não. Porque quando alguém morre - morre de verdade-, coisas como a sua aparência não importam mais.
Na verdade, o que ninguém nunca me contou é que nada mais importa."
"Recomeço" é um livro que pode ensinar muita coisa, principalmente que nosso o tempo e o das pessoas que amamos é curto e frágil.

_ _ _ _



Cat Patrick mora perto de Seattle com o marido e as filhas. Ela teve a ideia para escrever seu primeiro romance, Deslembrança, quando, numa manhã chuvosa, se esqueceu completamente do que ia fazer.

Outras Obras:

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2014 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo